A nossa BE


Esta presença em linha é um complemento do espaço físico da BE onde se divulgam informações, atividades, projetos, concursos, novidades, serviços, recursos e materiais, sugestões de leitura e trabalhos realizados pelos alunos. 
Para além de ser uma montra do trabalho realizado pela BE, este canal digital pretende proporcionar o acesso à cultura, promover o apoio à aquisição de competências de literacia e apoiar o desenvolvimento do currículo.
Este espaço destina-se a toda a comunidade educativa.

Bibliotecas do Agrupamento
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Silves Sul é composta pelas seguintes bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE): E.B. 2,3 Algoz; E.B.2,3 de Armação Pêra; E.B.1 de Algoz; E.B.1 de Armação Pêra e E.B.1 de Tunes (todas as Unidades Educativas do Agrupamento usufruem de serviços de biblioteca).


Missão
A BE, de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Escolar da UNESCO, tem como missão proporcionar informação e ideias fundamentais para o sucesso na sociedade atual, baseada na informação e no conhecimento, desenvolvendo nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida, a imaginação e o espirito crítico, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


Equipa
A organização e gestão da Biblioteca Escolar do conjunto das escolas do Agrupamento incumbe a uma equipa educativa com competências nos domínios pedagógico, de gestão da informação e das ciências documentais.
Composição: 

  • Professores Bibliotecários - Isabel Silva (coordenadora da equipa) e João Vieira;
  • Professores da equipa -  Maria de Jesus Soares, Isabel Cabral e Ana Gordinho;
  • Pessoal não docente - Paula Bonifácio.
 
Documentos


Organização da Informação
Os livros estão classificadas por assuntos. A Classificação permite juntar documentos que tratem do mesmo assunto, segundo a CDU - Classificação Decimal Universal, que divide o conhecimento humano em 9 classes, atribuindo um número a cada uma delas:
0 – Generalidades (catálogos, enciclopédias, dicionários ...)
1 - Filosofia
2 - Religião
3 - Ciências Sociais
5 - Matemática - Ciências Naturais
6 - Ciências Aplicadas - Medicina - Tecnologia
7 - Arte - Desporto
8 - Língua - Linguística - Literatura
9 - Geografia - Biografias - História
Cada classe ainda se pode subdividir em assuntos mais específicos.
Na nossa BE cada classe/assunto corresponde a uma cor.
                                         
Sistema de arrumação nas estantes
De acordo com a CDU, se estás interessado(a) num livro de matemática deves procurar os livros com etiqueta cinzenta. Na lombada do livro encontras uma etiqueta com um conjunto de números e letras - a COTA. A Cota indica-nos o lugar exacto do livro na estante, o número e a classe da CDU a que pertence. As seis letras ajudam a arrumar por ordem alfabética os livros nas prateleiras - as três primeiras indicam o apelido do autor, as outras três, o título do livro. Toda a documentação aqui reunida: material livro e não-livro, encontra-se organizada por assuntos e ordenada alfabeticamente pelo apelido do autor. Os documentos em suporte papel encontram-se em regime de livre acesso. Os utilizadores podem retirá-los das estantes e, após a consulta, deverão deixá-los no espaço/carrinho, devidamente sinalizado.
Consulte aqui os documentos online classificados na categoria 02 Biblioteconomia. Classificação. Indexação. Bibliotecas. Leitura


Localização das bibliotecas


Contactos
biblioteca_aess@silvessul.com