A minha participação no 4.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas

 

 A aluna Inês V. A., da turma 9.ºB, da E.B.2,3 do Algoz, quis partilhar connosco a sua experiência de participação no 4.º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas
Lê o testemunho, aqui, na primeira pessoa.



"Nos dias 13 e 14 de março realizou-se o 4° Encontro Nacional de Jovens Jornalistas.

Eu, Inês V. A., aluna do 9°A da escola E.B. 2 3 do Algoz, tenho todo o gosto em dizer que participei nesse encontro.

Este encontro decorreu nas Escolas Cacilhas Tejo e Emídio Navarro, promovido pela DGE e pelo Jornal Público.

O principal objetivo desta experiência foi pôr-nos a fazer jornalismo como é evidente, mas também que as pessoas que visitassem o jornal da escola pudessem ler o quão boa foi esta experiência.

Quando chegámos a Almada eu, uma colega de Armação de Pêra e a professora que nos acompanhou, arrumámos as malas, almoçámos e após o almoço vimos apresentações sobre os diversos jornais das duas escolas como também apresentações sobre os workshops em que iríamos participar. Tudo isto me encantou, pois não estava à espera de encontrar tantas pessoas com o mesmo gosto para a escrita como eu. Além disso, presenciámos uma apresentação de canto de um grupo de jovens, uma entrevista feita a um repórter de guerra e a uma senhora que faz parte do projeto “Almada Online” e, com tudo isto, percebemos melhor o que iríamos fazer durante aquela aventura … foi fascinante!

Quando a sessão terminou, lanchámos e fomos para a escola Secundária de Cacilhas-Tejo, onde fizemos workshops que englobavam os seguintes temas: Realidade Aumentada”, Multimédia, Géneros jornalísticos e Fact-checking. Foi uma ótima experiência pois, além de aprendermos mais sobre estes temas, também conseguimos socializar e fazer amigos. 

À noite, jantámos, mas antes do jantar conseguimos ter um belo momento com todos os participantes: juntámo-nos e cantámos músicas em coro…foi emocionante!!

Antes de dormir, fizemos uma atividade chamada “Escape Room”, onde trabalhámos em equipa e divertimo-nos bastante.

No dia seguinte acordámos cedo para irmos logo para a escola Secundária Emídio Navarro onde acabámos fazer um trabalho ao nosso gosto sobre o 4° Encontro Nacional de Jovens Jornalistas. O nosso grupo, achou que não havia nada melhor do que entrevistar a pessoa que coordena este projeto, portanto, decidimos entrevistar Bárbara Simões e saber um pouco mais sobre a sua carreira enquanto profissional do jornalismo. Foi surreal! Poder entrevistar alguém tão competente neste assunto é uma sensação incrível e inesquecível!

Para encerrar este encontro, almoçámos todos no refeitório da escola e conversámos muito sobre esta experiência.

Recomendo vivamente que vão à plataforma “True” onde estão os vários trabalhos realizados durante estes dois dias.

Para terminar, quero frisar mais uma vez que esta experiência foi incrível! Conhecemos pessoas novas, trabalhámos com muito gosto para no final o resultado ser positivo, mas acima de tudo, adorámos esta oportunidade!"